Segredos para uma pizza perfeita feita em casa
No dia da pizza preparamos um |segredinho| e uma receita de pizza pra vocês comemorarem o dia em grande estilo. Vamos lá!
A farinha e a água certas
Invista em uma boa farinha, de preferência com moagem tipo 00, água mineral ou cerveja, como eles fazem na pizzaria. A água da torneira tem muito cloro. Evite. Além disso, acrescente muito carinho na sova. Misture os ingredientes com delicadeza até que fique uniforme. Coloque em um saco plástico para não ressecar em contato com o ar e deixe o fermento agir em baixa temperatura.
Espere crescer e não abra com rolo
Três horas antes de assar, tire a mistura da geladeira, porcione em bolinhas de 200g para pizzas individuais ou de 350g para pizzas grandes, cubra com pano levemente umedecido e deixe descansar em temperatura ambiente. Ela deverá dobrar novamente de tamanho até a hora de abrir para rechear. A não ser que se queira uma massa crocante, tipo biscoito, a operação deverá ser feita manualmente, e não com o rolo, para preservar o ar formado na fermentação, o que está diretamente relacionado à leveza da pizza. “Fina ou grossa é questão de gosto, não de qualidade.”
Forno
Feito isso, é hora de ligar o forno na temperatura mais alta possível. Seja ele a lenha, elétrico ou a gás. “As pizzas napolitanas são assadas a 400ºC. Mas num forno doméstico não se consegue isso.” A solução é garantir o aquecimento na potência máxima por no mínimo uma hora e meia antes (três horas, caso você conte com um forno a lenha), se possível, com uma pedra refratária dentro. Isso ajudará a aproximar o tempo de assamento da massa e do recheio. Caso utilize apenas formas de alumínio sobre a grade, o que não assegurará calor suficiente em contato com a massa, é preciso fazer o pré-assamento para obter um melhor resultado. De resto, é caprichar na qualidade dos ingredientes do recheio, incluindo o molho de tomate – preferencialmente caseiro, feito com tomates tipo italiano maduros, sem pele ou semente – e treinar, treinar e treinar.
Receita de Pizza de Abobrinha

Ingredientes
1 grama(s) disco de pizza (410 gramas de massa fresca)
100 grama(s) de molho de tomate (receita abaixo)
200 grama(s) de abobrinha fatiada e temperada
120 grama(s) de mussarela fatiada
130 grama(s) de queijo parmesão
Orégano a gosto, para finalizar
Molho de tomate
2 quilo(s) de tomate italiano bem maduro
2 maço(s) pequenos de manjericão
2 dente(s) pequenos de alho
Sal a gosto
Modo de preparo
Espalhe sobre a massa o molho e coloque as fatias de abobrinha sobre ele. Coloque as fatias de mussarela cortadas ao meio e espalhe o parmesão ralado por cima da pizza antes de levar ao forno.
Leve ao forno convencional preaquecido a 250°C por 10 minutos. Ao sair do forno, polvilhe com orégano e sirva.

Molho de tomate
Coloque para aquecer uma panela com água. Em uma vasilha, coloque água e gelo. Tire o miolo do tomate com cuidado para não tirar em excesso, e, no fundo do mesmo, faça um corte em cruz. Quando a água levantar fervura, com auxílio de uma peneira resistente ao calor, coloque os tomates por 20 segundos na água quente, retire da água quente e transfira para a vasilha com água e gelo para interromper a cocção. Feito este processo, tire a casca do tomate e as sementes. Pode-se colocar os tomates dentro de um liquidificador em modo Pulsar para não liquefazer o molho. Ou ainda cozinhar em uma panela, mexendo com calma e cuidado até que o mesmo se desfaça por completo e/ou a seu gosto. Para temperar, bata junto o alho e algumas folhas com pequenos galhos de manjericão, um pouco de azeite (suficiente para cobrir metade dos ingredientes) para fazer um pesto. Depois de pronto, adicione o pesto a gosto ao molho de tomate e sal a gosto. A receita rende 1,2 kg de molho.