Lembranças que ficaram indelevelmente marcadas em minha memória
Estão ainda vivas em minha memória afetiva, lembranças que eu e meus irmãos vivemos juntinho de nossos pais. Eles nos ensinaram que à noite antes de dormir, tínhamos que deixar a Mesa Posta para o café da manhã.
Embora eu ainda não compreendesse o valor desse legado para a nossa formação, com o passar dos anos esse hábito foi, naturalmente, incorporado à rotina da minha família.
Antes de ir para a cama, com muito capricho, deixávamos tudo arrumado: talheres, guardanapos, pratos médios, xícaras e pratinhos para o café com leite, bols para o cereal, além dos alimentos que podiam ficar fora da geladeira como o achocolatado, o açúcar, as geleias e os cereais.
Pela manhã era passar o café, aquecer o leite, dispor os demais ingredientes para, eu e meus irmãos, tomarmos aquele café da manhã! Ah! Que saudade que me dá!!!
Éramos cinco. Eu, minha irmã Juliana, meu irmão Homero, o pai e a mãe. Quem acordava primeiro passava o café e eu, como irmã do meio (organizada e metódica) é que acordava primeiro, na maioria das vezes!
Essas recordações me dão muitas saudades!!
Ainda sinto o aroma do café e o sabor daquelas manhãs da nossa infância!
Além do café da manhã, a mesma rotina se aplicava para as demais refeições. Mesa Posta e todos reunidos em volta para as refeições. Era tão bom!!!
Minha Mãe dizia: “A mesa tem que ser bem vestida!!!” Pratos, talheres, copos ou taças, conforme o dia da semana e a refeição servida, segundo a gastronomia italiana.
As toalhas de mesa em tecido xadrez ou estampado (com flores ou frutas), eram sempre limpas e bem cuidadas. Ainda não havia jogos americanos, tecidos impermeáveis e tantas outras facilidades que a vida moderna nos trouxe.
Hoje posso dizer que esse hábito da Mesa Posta, sempre existiu em nossa família!
Lembro bem que eu e meus irmãos nunca jantamos ou almoçamos no sofá, em frente à televisão. Isso para nossos pais? – Nem pensar! Como o tempo muda, não é?
Atualmente, a maioria das famílias vai simplificando as coisas, aderindo a novos padrões de vida familiar e, muitos dos bons momentos entre pais e filhos deixam de ser vividos e eternizados nas memórias, pela ausência desse encontro diário em nossas casas.
Acredito que, embora alguns bons e saudáveis hábitos de vida foram se perdendo no tempo, com um pouquinho de amor e disciplina ainda podemos resgata-los. Importa mesmo, é termos essa consciência e, na medida do possível, nos dedicarmos a isso, seja preparando um bom café da manhã, um lanche, almoço ou um jantar para que a família reunida possa desfrutar de bons e saudáveis momentos, em torno de uma “Mesa bem Posta”!
– O que você pensa sobre isso? – Você também tem boas lembranças da Mesa Posta em sua infância?